Usuários do Gov.br Receberão Alertas para Fortalecer a Segurança de Contas

Segurança em Primeiro Lugar: MGI Recomenda Verificação em Duas Etapas para Usuários do Gov.br

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) fez um alerta crucial: os usuários da conta ouro do Gov.br são incentivados a adotar a verificação em duas etapas, uma medida que promete proteger aproximadamente 72 milhões de cidadãos.

Embora essa mudança não seja obrigatória e possa ser desativada a qualquer momento, o ministério enfatiza que essa é uma solução eficaz contra acessos não autorizados, especialmente quando combinada com a biometria.

Atualmente, apenas 27% das contas ouro fizeram uso dessa funcionalidade de segurança. A necessidade de maior proteção é evidente diante do volume de informações armazenadas.

A plataforma Gov.br, com mais de 169 milhões de usuários, disponibiliza 4.700 serviços digitais federais e 8.700 estaduais e municipais. Entre os serviços mais acessados estão Assinatura gov.br, Meu INSS e Carteira Digital de Trânsito, demonstrando a importância de proteger essas interações.

Pela plataforma, os cidadãos podem assinar documentos com validade legal, abrir empresas e transferir veículos, além de buscar serviços personalizados. Proteger esses serviços é vital em um mundo cada vez mais digital.

Ativação da Verificação: Um Passo Necessário

A partir deste momento, ao acessar o Gov.br, os usuários da conta Ouro serão convidados a ativar a verificação em duas etapas pelo aplicativo. Na primeira vez, há a opção de pular a ativação, mas um novo aviso será enviado via e-mail ou SMS para que, no próximo acesso, essa segurança seja habilitada.

Se, mesmo após a ativação, houver dificuldades com a funcionalidade, os usuários podem desabilitá-la a qualquer tempo, seguindo as instruções disponíveis no próprio aplicativo Gov.br. O ministério também disponibiliza canais de atendimento para esclarecer dúvidas.

A implementação dessa medida de segurança é urgente e necessária, especialmente considerando a crescente dependência da tecnologia nos serviços públicos.

Imagem Redação.

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário