Tarifaço afeta severamente o comércio de peças automotivas nos EUA

Tarifas dos EUA: Comunidade de Autopeças em Alerta

O setor brasileiro de comércio de peças e acessórios automotivos está em contagem regressiva para os possíveis efeitos devastadores do recente aumento de tarifas dos Estados Unidos. A expectativa é de que as montadoras americanas sejam as mais severamente afetadas.

Ranieri Leitão, presidente do Sindicato Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos (Sincopeças Brasil), revelou que o processo de montagem no Brasil deve permanecer estável, sem alterações significativas.

“Acreditamos que o impacto maior será sentido pelas montadoras que operam nos EUA e dependem de fornecedores brasileiros. Aqui, não visualizamos mudanças no processo de montagem dos veículos”, afirmou Leitão em uma recente declaração à imprensa.

Leitão também destacou que, apesar do setor brasileiro de autopeças ser majoritariamente voltado para o mercado interno e não enfrentar um impacto direto imediato, taxas excessivas sempre representam um risco alarmante para negócios em geral.

O Sindipeças, entidade que representa os fabricantes locais, frisou a necessidade de aguardar a promulgação da nova legislação americana para entender o real alcance das novas tarifas. Como as empresas brasileiras produzem componentes específicos para o mercado dos EUA, a realocação desses produtos para outros mercados é uma opção inviável.

Vale ressaltar que a balança comercial de autopeças entre Brasil e Estados Unidos é desfavorável ao Brasil desde 2009. Em 2024, as exportações brasileiras para os EUA somaram US$ 2,2 bilhões, enquanto as importações totalizaram US$ 1,3 bilhão.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário