Seminário Internacional Analisa o Potencial Transformador da Educação Empreendedora

Seminário Internacional ConheCER Promove Transformação na Educação Empreendedora

O Seminário Internacional ConheCER, com o tema “Um novo olhar para o ensino brasileiro”, ocorreu na última quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de novembro, em Cabedelo, Paraíba. O evento, promovido pelo Sebrae Nacional, Sebrae/PB e o CER – Polo Sebrae de Educação Empreendedora, teve como foco oferecer novas abordagens educacionais, criando uma conexão fundamental entre conceitos teóricos e práticas empreendedoras.

Na abertura do evento, Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional, enfatizou a relevância da Educação Empreendedora. Ele destacou a importância de pertencer a uma rede colaborativa que apoia inovações educacionais. “Saber que somos parte de um grupo e que estamos sendo apoiados é extremamente importante, especialmente em uma missão grandiosa como a que o ConheCER representa”, afirmou Quick.

Reconhecido tanto em âmbito nacional quanto internacional, o ConheCER fez sua estreia na Paraíba. O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, ressaltou a contribuição do evento para o estado. “A Paraíba sairá muito mais enriquecida ao final deste evento, expandindo ainda mais a Educação Empreendedora em nossa rede de ensino”, declarou.

O superintendente do Sebrae/MG, Afonso Rocha, também participou do evento, destacando o impacto significativo da Educação Empreendedora na sociedade. “O Sebrae realiza diversas iniciativas valiosas, mas talvez nossa principal bandeira hoje seja a Educação Empreendedora, que se concentrará especialmente nos educadores e na formação de nossos jovens. Acredito que essa abordagem é verdadeiramente transformadora e essencial para o futuro do país”, comentou Rocha.

Desde sua criação em 2017, o ConheCER já percorreu cidades como Belo Horizonte, Maceió, Florianópolis, Porto Alegre e Recife. O seminário incluiu uma palestra do escritor norte-americano Gary Schoeniger, que abordou a mentalidade empreendedora e o potencial que pode ser cultivado nas salas de aula e comunidades. “O mundo começa a reconhecer a necessidade de formar inovadores e empreendedores com propósito, e não por acaso”, disse Schoeniger durante sua apresentação inspiradora.

O CER – Polo Sebrae de Educação Empreendedora é uma plataforma criativa que agrega conteúdos, estudos e ferramentas voltadas para educadores, com o objetivo de inspirá-los a transformar o panorama educacional do Brasil. Sob as novas demandas do mercado, o CER se propõe a ser um centro de conhecimento que oferece um processo de ensino-aprendizagem mais ativo, inovador e digital, alinhado às necessidades contemporâneas.

Além das discussões no seminário, um Encontro do Ecossistema de Educação Empreendedora ocorreu em João Pessoa na quinta-feira. Esse encontro reuniu representantes de instituições educativas para compartilhar experiências e explorar estratégias para tornar a educação mais inclusiva e conectada aos desafios do futuro. O diálogo aberto visou desenvolver práticas que possam enriquecer a educação no Brasil.

Bruno Quick reforçou a urgência de iniciativas voltadas para a prosperidade empresarial em um contexto educacional robusto. “Não há empresário próspero em um país que não é próspero. É fundamental promover a inclusão, valores e autoestima entre os estudantes e jovens nas redes de ensino”, enfatizou Quick.

O superintendente Luiz Alberto Amorim acrescentou que um dos principais desafios da Educação Empreendedora é garantir o acesso à tecnologia e à inovação para todos os estudantes. “As dificuldades na educação impactam diretamente a economia e o mercado de trabalho. É essencial implementar ações que elevem a qualidade de vida econômica e social dos alunos”, destacou Amorim, reforçando a necessidade urgente de investimento em educação.

A importância do Seminário Internacional ConheCER vai além do âmbito educacional; trata-se de uma chamada à ação para um futuro onde a Educação Empreendedora se torna um alicerce na formação de cidadãos preparados para os desafios do mundo contemporâneo. A esperança é que, por meio dessas iniciativas, o Brasil possa abrir novas portas para a inovação e o desenvolvimento sustentável.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário