Rio de Janeiro dá início à contagem regressiva para a Conferência da Década do Oceano 2027

Rio de Janeiro Lança Contagem Regressiva para Conferência da Década do Oceano 2027

Na última segunda-feira, 6 de outubro, o Rio de Janeiro iniciou oficialmente a contagem regressiva para a Conferência da Década do Oceano 2027, em uma cerimônia vibrante no Palácio da Cidade, localizado em Botafogo. O evento, que ocorrerá de 7 a 9 de abril de 2027, promete reunir até 2 mil participantes, com debates enriquecedores, parcerias inovadoras e ações fundamentais em defesa dos oceanos.

O evento de lançamento foi prestigiado por diversas autoridades, incluindo o prefeito em exercício do Rio, Eduardo Cavaliere, a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o coordenador global da Década do Oceano, Julian Barbière. Organizada em parceria com a Unesco, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI) e a Prefeitura do Rio, a conferência será um marco na Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), também contando com eventos paralelos nos dias 5 e 6 de abril, que incluirão exposições e atividades educativas ambientadas pela cidade.

Durante sua fala, o prefeito Eduardo Cavaliere ressaltou a importância do evento, declarando: “A Conferência de 2027 não será apenas um evento, mas uma plataforma de compromisso global. Queremos que o Rio de Janeiro se torne o centro da economia azul no Atlântico Sul, reunindo inovação, sustentabilidade e inclusão social. O objetivo é traduzir em ação tudo aquilo que o mundo vem debatendo sobre a proteção dos oceanos numa perspectiva de desenvolvimento econômico”.

O lançamento também incluiu uma sessão especial dedicada à liderança feminina e ação climática, preparando o terreno para a COP30, que está programada para acontecer em Belém. A primeira-dama Janja Lula da Silva destacou a relevância do compromisso civilizatório de proteger os oceanos, afirmando: “Estamos celebrando hoje não apenas uma conquista científica, mas um compromisso com as futuras gerações. A Década da Ciência Oceânica nos convida a transformar a relação entre humanidade e mar, fundamentada na ciência, equidade e solidariedade”.

Julian Barbière, coordenador global da Década do Oceano, não deixou de enfatizar os objetivos centrais da Conferência Rio 2027. Entre as metas, ele mencionou o monitoramento do progresso em relação às prioridades estabelecidas na Declaração de Barcelona, a revisão das prioridades da Década através de um processo inclusivo em 2026 e o fortalecimento de parcerias para garantir um legado duradouro após 2030.

A cerimônia culminou em uma sessão chamada “Soluções Oceânicas em Ação: Entregando os Desafios da Década do Oceano”, onde representantes de diversas iniciativas brasileiras compartilharam seus projetos e discutiram formas de ampliar o impacto dessas ações até a Conferência Rio 2027.

Proclamada em 2017 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável visa promover a ciência oceânica e gerar conhecimento que possa reverter o declínio do sistema oceânico, além de criar novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável das vastas riquezas marinhas.

A visão da Década do Oceano é clara: “a ciência que precisamos para o oceano que queremos”. Este movimento exalta a colaboração entre cientistas e diferentes setores da sociedade, buscando desenvolver conhecimento e parcerias que acelerem os avanços em ciências oceânicas e, consequentemente, promovam uma compreensão mais profunda do oceano e soluções pragmáticas que estejam alinhadas com a Agenda 2030.

A responsabilidade pela coordenação e implementação da Década foi atribuída à Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco, que trabalha incansavelmente para garantir o sucesso deste projeto global. O evento em 2027 não apenas marcará um momento crucial para o Brasil no cenário internacional, mas também reforçará a necessidade urgente de unir esforços em prol da preservação dos oceanos, um patrimônio vital para a vida на Terra.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário