Projeto Urgente no Pará Assegura Proteção a Peixes-Bois Resgatados

Projeto Urgente: Salvar os Peixes-Boi do Pará

Um novo projeto no Pará busca salvar os peixes-boi, pontuando a urgência em encontrar alternativas para a sobrevivência desses mamíferos aquáticos. O foco principal é a reabilitação, aclimatação e reintegração de peixes-boi resgatados, especialmente filhotes órfãos que se encontram vulneráveis em meio à ameaçadora realidade da extinção.

Tanto o peixe-boi marinho quanto o amazônico estão sob ameaça crítica. O peixe-boi marinho é classificado como “Em Perigo”, enquanto o amazônico é considerado “Vulnerável”. A iniciativa, intitulada “Projeto de Conservação de Peixes-Boi no Estado do Pará”, é uma colaboração entre o Instituto Bicho D’Água e o Ibama, contando ainda com o suporte institucional do Museu Emílio Goeldi.

O plano de ação envolve uma parceria com a Universidade Federal do Pará e o Centro de Reabilitação de Fauna Aquática em Castanhal, que receberá os filhotes de peixe-boi que encalharam na região do baixo Amazonas. Após um rigoroso processo de reabilitação, esses animais serão levados a um recinto de aclimatação em Soure, na Ilha do Marajó, onde poderão se recuperar antes de serem soltos. A unidade terá capacidade para atender até oito peixes-boi, garantindo que sua reintegração à natureza seja monitorada por aproximadamente dois anos.

Atualmente, o Instituto Bicho D’água informa que 50 mamíferos estão sob cuidados no estado do Pará. Muitos deles são filhotes órfãos, que perderam suas mães devido à caça. Esses jovens peixes-boi enfrentam uma luta pela sobrevivência e, se não receberem o apoio necessário, não conseguirão ser reintegrados ao seu habitat. Só neste ano, já foram resgatados 21 peixes-boi que encalharam no oeste paraense e na Ilha de Marajó, reforçando a necessidade urgente dessa ação de conservação.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário