Projeto ‘Teatro em Cena pela Saúde e Meio Ambiente’ Promove Conscientização Comunitária em Palmas Através da Arte e Educação

Projeto de Teatro em Palmas Promove Conscientização em Saúde e Meio Ambiente

O projeto “TÔ no teatro apresenta: Teatro em Cena pela Saúde e Meio Ambiente” está em plena atividade na capital tocantinense, buscando uma abordagem inovadora para temas de grande relevância social. Com coordenação de Ibis Alan e produção de Karla Oliveira, a iniciativa visa a utilização da linguagem teatral como uma ferramenta envolvente para a conscientização. Os focos principais incluem a prevenção de doenças, o combate ao mosquito Aedes aegypti e a promoção dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

As oficinas de capacitação já começaram, mas ainda há oportunidades para os interessados que desejam participar dos próximos encontros. O projeto é dividido em três módulos e tem como base quatro encontros presenciais, programados para os sábados de outubro (dias 4, 11, 18 e 25). As aulas ocorrem das 14h30 às 17h30, localizadas na Diretoria de Polícia Comunitária do Estado do Tocantins, na ARSE 132 (1306 sul), Alameda 6B, APM 27, no Plano Diretor Sul. Ao final dos encontros, serão realizadas duas apresentações teatrais abertas ao público em novembro, com datas a serem confirmadas.

Em sua declaração, Ibis Alan enfatiza a urgência de novas metodologias para enfrentar o crescimento das doenças transmitidas por insetos e para incentivar a proteção ambiental. “O teatro, por seu forte impacto emocional e capacidade de comunicação, se apresenta como um meio eficaz para atingir todos os públicos, desde crianças até adultos, estabelecendo uma conexão profunda com temas tão significativos”, afirma. Essa estratégia pode se revelar crucial na sensibilização da população.

As vagas para as oficinas de capacitação são limitadas e as inscrições são gratuitas. O projeto é aberto a estudantes, professores, artistas, agentes de saúde e qualquer membro da comunidade que deseje explorar a arte teatral, ao mesmo tempo contribuindo para a disseminação de informações cruciais. Além disso, todas as apresentações contemplarão recursos de acessibilidade, como interpretação em Libras e legendas, assegurando que a mensagem alcance o máximo de pessoas possível.

Karla Oliveira, produtora executiva, complementa: “Queremos que a arte funcione como um verdadeiro agente transformação social. Desde o início, nosso foco foi criar um projeto acessível e que dialogasse diretamente com as necessidades da comunidade. É a cultura promovendo cidadania e saúde de forma efetiva.”

O projeto “TÔ no teatro apresenta: Teatro em Cena pela Saúde e Meio Ambiente” é respaldado pela Política Nacional de Articulação (PNAb), através da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins. Os recursos provêm da Lei Aldir Blanc, sendo gerenciados e executados pela Fundação Cultural de Palmas, o que garante a sustentabilidade e a continuidade da proposta.

Para quem deseja participar, segue um resumo dos principais detalhes das oficinas oferecidas:

Serviço: Oficinas do Projeto “Teatro em Cena pela Saúde e Meio Ambiente”

  • O que são: Quatro encontros de capacitação teatral gratuitos (inscrições continuam abertas).
  • Tema: Uso do teatro como ferramenta de conscientização sobre saúde pública e meio ambiente.
  • Público-alvo: Comunidade em geral (estudantes, professores, agentes de saúde, interessados).
  • Datas: Sábados, nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro de 2024.
  • Horário: Das 14h30 às 17h30.
  • Local: Diretoria de Polícia Comunitária do Estado do Tocantins.
  • Endereço: ARSE 132 (1306 sul), Alameda 6B, APM 27, Plano Diretor Sul, Palmas – TO.
  • Inscrições e Informações: Telefone/WhatsApp (63) 98114-3817.
  • Realização: TÔ no teatro.

Sobre o “TÔ no teatro”: essa iniciativa visa fomentar a cena teatral no Tocantins, estabelecendo conexões entre a arte e a sociedade através de projetos que integram formação, entretenimento e conscientização.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário