Petrobras Inicia Seleção para Construção de Nova Plataforma, Superando Concorrência com Data Centers

Petrobras Lança Processo para Contratação de Última Plataforma do Campo de Búzios

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira o início do processo de contratação da P-91, a 12ª e última plataforma flutuante (FPSO) programada para ser instalada no Campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. Durante a apresentação da licitação, a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da estatal, Renata Baruzzi, evitou especular sobre o valor de investimento, mas ressaltou que a empresa busca “flexibilizações” e simplificações para otimizar custos, diante de um cenário de elevada concorrência, que inclui até mesmo a indústria de data centers.

Renata Baruzzi destacou a crescente dificuldade que a Petrobras enfrenta para adquirir equipamentos essenciais, como turbos-geradores, que são fundamentais para a geração de eletricidade nas plataformas. Em suas conversas com fornecedores, ela ouviu que empresas do setor, como data centers, têm feito pedidos volumosos, o que coloca a Petrobras em uma posição competitiva menos favorável. “Quem vai priorizar uma encomenda pequena frente a um pedido grande?”, indagou.

A complexidade das plataformas flutuantes está diretamente ligada aos custos, que podem atingir bilhões de dólares. A P-91, por exemplo, terá um custo que, segundo informações não oficiais, poderia ser próximo a US$ 1 bilhão. Em um tom descontraído, a diretora se esquivou de dar números concretos, alertando que isso poderia influenciar as propostas dos licitantes. “Quero ver quem fará isso por US$ 1 bilhão!” disse.

Com o lançamento da P-91, a Petrobras reafirma sua determinação em posicionar o Campo de Búzios como o maior produtor de petróleo do Brasil. A expectativa é que a produção atinja 1,8 milhão de barris por dia até 2033. A nova unidade terá uma capacidade inicial de 180 mil barris de petróleo por dia e atuará como um hub de distribuição de gás, podendo produzir até 12 milhões de m³/dia de gás natural.

A unidade também trará inovações em tecnologia e sustentabilidade, prometendo reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Renata Baruzzi mencionou que a P-91 terá uma tripulação menor em comparação a plataformas anteriores, com apenas 180 funcionários.

O modelo de contratação adotado será o “BOT” (Build, Operate, Transfer), o que significa que o fornecedor escolhido será responsável pela construção, operação e manutenção do ativo por um período determinado. Após esse período, a operação será transferida para a Petrobras. Este modelo é visto como vantajoso, pois permite que a estatal mantenha o controle estratégico enquanto impulsiona a eficiência.

Embora o contrato exija 25% de conteúdo local, haverá flexibilidade para o operador designado decidir como este percentual será alocado. Isso pode incluir a compra de equipamentos de fabricantes brasileiros, como a WEG, conhecida por sua excelência em tecnologia de turbinas.

As prazos são apertados e as empresas interessadas terão 180 dias para encaminharem suas propostas. A P-78, recém-chegada ao Campo de Búzios, já está programada para iniciar suas atividades e será a sétima plataforma a atuar no local, com outras quatro FPSOs já encomendadas a caminho.

Importante destacar que a P-91 não está prevista no próximo Plano de Negócios 2026-2030 da Petrobras, que será divulgado até o final do ano. Isso indica que a nova plataforma deverá ser implementada após 2030, embora uma data exata ainda não tenha sido confirmada. Além disso, a Petrobras mantém parcerias com as petroleiras chinesas CNPC e CNOOC para a produção no Campo de Búzios.

O futuro da exploração petrolífera no Brasil depende destas inovações e da capacidade da Petrobras de integrar tecnologias sustentáveis em suas operações. A movimentação para a P-91 é um passo importante, que não apenas visa aumentar a produção de petróleo, mas também busca atender às demandas crescentes do mercado com responsabilidade ambiental.

![Petrobras apresenta nova plataforma](https://s2-oglobo.glbimg.com/OWI9sgsXColMCX0CxR3DL1OKx6w=/0x0:1883×1239/648×248/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/6/j/eSm5dPQjmvhabH3naMjA/104453364-ec-rio-de-janeiro-rj-27-09-2023-petrobras-navio-plataforma-p-71-instalado-no-campo-de-it.jpg)

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário