Pecuaristas paulistas enfrentam efeitos urgentes do aumento de tarifas de Trump.

Impacto Imediato: Pecuaristas em Crise Após Tarifas de Trump

Os pecuaristas do interior de São Paulo enfrentam consequências severas após o aumento de tarifas anunciado pela administração Trump. Em Barretos (SP), produtores de carne bovina estão interrompendo suas vendas, uma reação imediata à nova política comercial dos Estados Unidos.

“Essa taxa inviabiliza nosso negócio. Para os Estados Unidos, é impraticável”, ressalta o pecuarista Antônio José Prata Carvalho, que percebe a gravidade da situação.

O Sindicato da Indústria de Alimentação de Barretos expressa profunda preocupação com as implicações dessa medida. Existe o temor de demissões em massa, uma vez que a produção destinada à exportação está em risco.

“Temos uma empresa de abate com cerca de 3 mil funcionários e a incerteza é alarmante. Estamos todos apreensivos e aguardamos respostas sobre como proceder”, comenta Enilson Roberto da Silva, diretor do Sindicato da Indústria de Alimentação de Barretos.

Soluções e Desafios: A Visão da Indústria

Embora a situação pareça sombria, Maurício Velloso, presidente da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), apresenta um argumento de otimismo. Ele acredita que a pecuária brasileira conseguirá redirecionar as 185 mil toneladas de carne bovina que os EUA compraram no primeiro semestre deste ano para outros 160 países que também importam a proteína nacional.

Não obstante, ele alerta para o papel crucial que o mercado norte-americano tem desempenhado nas exportações da carne brasileira, que registraram um crescimento de impressionantes 104% entre 2024 e os primeiros meses de 2025.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário