Impacto Imediato: Pecuaristas em Crise Após Tarifas de Trump
Os pecuaristas do interior de São Paulo enfrentam consequências severas após o aumento de tarifas anunciado pela administração Trump. Em Barretos (SP), produtores de carne bovina estão interrompendo suas vendas, uma reação imediata à nova política comercial dos Estados Unidos.
“Essa taxa inviabiliza nosso negócio. Para os Estados Unidos, é impraticável”, ressalta o pecuarista Antônio José Prata Carvalho, que percebe a gravidade da situação.
O Sindicato da Indústria de Alimentação de Barretos expressa profunda preocupação com as implicações dessa medida. Existe o temor de demissões em massa, uma vez que a produção destinada à exportação está em risco.
“Temos uma empresa de abate com cerca de 3 mil funcionários e a incerteza é alarmante. Estamos todos apreensivos e aguardamos respostas sobre como proceder”, comenta Enilson Roberto da Silva, diretor do Sindicato da Indústria de Alimentação de Barretos.
Soluções e Desafios: A Visão da Indústria
Embora a situação pareça sombria, Maurício Velloso, presidente da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), apresenta um argumento de otimismo. Ele acredita que a pecuária brasileira conseguirá redirecionar as 185 mil toneladas de carne bovina que os EUA compraram no primeiro semestre deste ano para outros 160 países que também importam a proteína nacional.
Não obstante, ele alerta para o papel crucial que o mercado norte-americano tem desempenhado nas exportações da carne brasileira, que registraram um crescimento de impressionantes 104% entre 2024 e os primeiros meses de 2025.
Imagem Redação
Postar comentário