Parque Cavernas do Peruaçu é Designado Patrimônio Mundial pela UNESCO

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu: Minas Gerais Celebra Reconhecimento da Unesco

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, foi oficialmente listado como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. A decisão, anunciada neste domingo (13) durante uma sessão do Comitê do Patrimônio Mundial em Paris, destaca a importância ecológica e cultural do local.

Uma Vitória Coletiva pelo Patrimônio Natural

Em comunicado, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) enfatizou que essa conquista é resultado da colaboração entre o governo federal, parlamentares, a academia, a sociedade civil e as comunidades locais. O instituto ressaltou a contribuição fundamental do povo indígena Xakriabá, que historicamente protege e mantém os saberes do local.

Um Tesouro Arqueológico e Natural

Estabelecido em 1999, o parque abrange 56.448 hectares, englobando os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, no Norte de Minas Gerais. Com mais de 200 cavernas catalogadas e vestígios de ocupação humana datados em até 12 mil anos, o local é uma rica fonte de diversidade, contendo pinturas rupestres e uma flora e fauna típicas da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Novas Oportunidades para Ecoturismo e Inclusão Social

Segundo o ICMBio, esse reconhecimento da UNESCO abre portas para iniciativas de ecoturismo, pesquisa científica e inclusão social das comunidades ao redor. O fortalecimento da economia local, impulsionado pelo turismo de base comunitária, pode transformar a realidade desses povos.

Um Marco para Minas Gerais e o Brasil

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu torna-se o primeiro sítio considerado Patrimônio Mundial Natural em Minas Gerais. Com esta adição, o Brasil agora conta com nove sítios na lista da UNESCO, que já inclui belezas naturais como o Parque Nacional de Iguaçu e as Ilhas Fernando de Noronha.

Visitação Abertas: Conheça o Patrimônio Reconhecido

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está aberto ao público. Informações sobre os atrativos e visitação podem ser acessadas diretamente no site do ICMBio.

Imagem Redação.

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário