Oficina Fortalece Defesa Civil no Combate à Estiagem na Amazônia Legal

Urgência Climática: Governo Federal Ativa Medidas Contra Estiagem na Amazônia e Pantanal

O governo federal dá um passo decisivo ao realizar oficinas com gestores da Defesa Civil e técnicos especializados na prevenção e resposta à estiagem. As iniciativas abrangem os dez estados que configuram a Amazônia Legal e o Pantanal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Serão estabelecidas bases temporárias para que os agentes atuem de forma eficaz nas áreas afetadas.

Esse movimento é parte do Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem Amazônica e Pantanal, que visa estruturar uma resposta integrada e coordenada entre os órgãos federais. O foco é preparar ações de assistência humanitária e resposta imediata, visando mitigar os impactos da estiagem antes que a situação se agrave ainda mais.

A realidade enfrentada na Amazônia Legal e no Pantanal é alarmante. Anos recentes mostraram um aumento nos períodos de estiagem, elevando a temperatura e reduzindo a disponibilidade de água. Essa crise hídrica, aliada ao aumento dos incêndios florestais, expõe a vulnerabilidade social das comunidades locais, levando o governo a implementar medidas de emergência e auxílio.

O Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem enfatiza o planejamento colaborativo, que inclui o monitoramento hidrológico e meteorológico. Além disso, busca preparar os órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, assim como as defesas civis estaduais e municipais, promovendo a conscientização das populações mais vulneráveis.


Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário