Nova plataforma no pré-sal promete incremento de 20% na produção de petróleo.

Navio-Plataforma P-78 da Petrobras Chega ao Campo de Búzios e Promete Impulsionar Produção de Petróleo

O navio-plataforma P-78, da Petrobras, desembarcou nesta terça-feira (30) no Campo de Búzios, localizado a 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em uma movimentação que promete impactar significativamente a produção de petróleo na região. A chegada da plataforma foi anunciada pela própria estatal, destacando a importância desse novo ativo para o setor energético do Brasil.

A P-78 partiu de Singapura no dia 13 de julho, após um longo trajeto que simboliza a crescente ambição da Petrobras em consolidar sua presença no pré-sal. Esta plataforma é do modelo FPSO (Floating Production Storage and Offloading), que possui uma capacidade impressionante de produção de 180 mil barris de óleo por dia e de compressão diária de 7,2 milhões de metros cúbicos de gás. Esses números evidenciam o potencial do novo equipamento em contribuir para a matriz energética do país.

A P-78 se tornará a sétima plataforma a operar no Campo de Búzios, que, segundo a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, já ultrapassou uma produção diária de 900 mil barris de petróleo. Com a P-78 em operação, a Petrobras estima um acréscimo de 20% na produção diária, representando um passo significativo para o setor e uma esperança para o aumento da autossuficiência energética do Brasil.

Além da nova plataforma, atualmente estão em operação outras unidades em Búzios: P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré, que, juntas, fortalecem a posição da Petrobras como um dos principais produtores de petróleo do pré-sal.

O transporte da P-78 foi realizado com a tripulação brasileira já a bordo, um fator que vai acelerar os processos operacionais e de treinamento. Essa estratégia permitirá antecipar o início da produção em aproximadamente duas semanas, um ganho que é vital em um setor que vive de agilidade e inovação.

A última utilização dessa prática, que se mostrou eficiente, ocorreu em 1999. O uso da tripulação já integrada demonstra a capacidade da Petrobras em otimizar suas operações, uma habilidade que se torna cada vez mais crucial em um mercado competitivo.

Após a chegada da P-78, os próximos passos incluem serviços de ancoragem e interligação da plataforma aos poços de petróleo, um processo que deve ser concluído em cerca de dois meses. Esses passos são essenciais para garantir a plena operação da plataforma e, assim, maximizar a produção.

O casco da P-78 foi produzido em estaleiros na China e na Coreia do Sul, e sua montagem final ocorreu em Singapura, onde foram integrados módulos, incluindo um desenvolvido no estaleiro da Seatrium, em Angra dos Reis. Cada fase na construção e transporte da plataforma foi cuidadosamente planejada para assegurar sua funcionalidade e eficiência no Brasil.

O pré-sal, uma das maiores descobertas na exploração de petróleo na última década, representa cerca de 80% do total produzido no Brasil, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Desde sua descoberta em 2006, essa região gerou um impacto positivo na soberania energética do país, permitindo um afastamento significativo da dependência de importações de petróleo.

O início da produção no pré-sal teve início em 2008 no campo de Jubarte, localizado na Bacia de Campos. Junto com a Bacia de Santos, essas regiões abrigam poços que atingem profundidades de entre 5 e 7 mil metros, extraindo um petróleo leve, de alta qualidade e valor comercial.

Com a chegada da P-78 ao Campo de Búzios, o Brasil se posiciona para um novo capítulo em sua produção de petróleo, uma oportunidade de consolidar seu papel como um dos líderes mundiais no setor. A expectativa para os próximos meses é de que o impacto econômico e energético se faça sentir nas contas do país, promovendo crescimento e estabilidade no vertiginoso mercado de energia.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário