MPF Apresenta Defesa em Favor de Vetos a Dispositivos da Nova Lei de Licenciamento Ambiental

MPF Solicita Vetos à Nova Lei de Licenciamento Ambiental

O clima é de urgência! O Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma nota técnica ao Palácio do Planalto, na última terça-feira (29), recomendando a rejeição de mais de 30 trechos da nova Lei de Licenciamento Ambiental. O órgão demonstra preocupação com o risco de retrocesso nas proteções socioambientais, considerando que o projeto, aprovado pelo Congresso Nacional em 17 de julho, aguarda a análise do presidente Lula. O tempo está correndo, com o prazo de 15 dias úteis para sanção se encerrando em 7 de agosto.

Entre os principais pontos levantados pelo MPF estão questões que podem comprometer a proteção ambiental. Entre elas, a criação de modalidades de licenciamento mais permissivas, a dispensa de licenciamento para setores críticos como o agronegócio e obras de infraestrutura, a renovação automática de licenças e a exclusão da participação de órgãos fundamentais, como a Funai, em projetos que impactam territórios tradicionais não homologados.

Outro ponto alarmante é a retirada da exigência do Cadastro Ambiental Rural, uma ferramenta vital que registra informações sobre propriedades, incluindo áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. O MPF argumenta que esses dispositivos podem desrespeitar a Constituição Federal e os direitos assegurados a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de prejudicar os direitos dos povos originários sobre suas terras. Essa mudança também fere a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal (STF).

O MPF expressa ainda uma crescente preocupação com a introdução de modalidades como o autolicenciamento e a Licença Ambiental Específica. Essas propostas poderiam permitir a aprovação de empreendimentos com grande impacto socioambiental apenas com base em declarações dos próprios interessados, sem a devida análise por órgãos técnicos.

Marina Silva Defende Vetos e Reparações Necessárias

Em meio a esse cenário, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, fez declarações contundentes à Rádio Nacional, caracterizando o projeto como uma “demolição da legislação” ambiental do Brasil. Nesta semana, ela reiterou a necessidade de o presidente Lula vetar trechos do projeto para “preservar o licenciamento ambiental” no país. Marina enfatizou que a ação não deve parar apenas no veto: “É preciso ter algo para colocar no lugar, reparar aquilo que porventura venha a ser mudado”.


Imagem Redação

MPF #LicenciamentoAmbiental #ProteçãoAmbiental #MarinaSilva #Urgência #MeioAmbiente #PovosOriginários #Legislação #Sustentabilidade

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário