Ministério da Saúde Convoca Médicos em Edital Urgente

Ministério da Saúde Lança Edital para Combater a Escassez de Especialistas no SUS

O Ministério da Saúde divulgou hoje (24) um edital no Diário Oficial da União, com o objetivo de selecionar médicos especialistas para o programa Agora Tem Especialistas. Essa iniciativa visa enfrentar a grave carência de profissionais na Atenção Especializada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais de 1.700 Oportunidades para Médicos Especialistas

Serão disponibilizadas mais de 1.700 vagas destinadas ao aprimoramento de médicos em áreas críticas, onde há uma notável falta de profissionais qualificados.

Início das Atividades em Setembro

Dentre as vagas, 635 terão atividades iniciadas em setembro, nas localidades que aderiram ao programa Agora Tem Especialistas. As inscrições abrem no dia 28 de julho, através da plataforma da Universidade Aberta do SUS.

Bolsas e Requisitos

Os médicos selecionados receberão uma bolsa-formação de aproximadamente R$ 10 mil. Para se inscrever, os candidatos devem ser certificados pela Comissão Nacional de Residência Médica ou titulados pela Associação Médica Brasileira nas especialidades correspondentes.

A estratégia visa aprimorar, na prática, médicos especialistas que integram equipes de atenção especializada, promovendo uma conexão entre ensino, serviço e comunidade em regiões prioritárias para o SUS. O foco está na redução do tempo de espera, no diagnóstico precoce e no fortalecimento das redes de atendimento especializado.

Formação e Atuação dos Profissionais

Os médicos selecionados deverão atuar em hospitais e policlínicas da rede pública. Eles participarão de 16 cursos de aprimoramento oferecidos em hospitais que fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Propadi-SUS) e da Rede Ebserh.

Treinamento Intenso e Expansão de Residências

O programa prevê 16 horas semanais de prática assistencial e quatro horas de atividades educacionais, incluindo mentoria remota e imersões em serviços de referência nas especialidades prioritárias, como cuidado a pessoas com deficiência, oncologia e ginecologia. Os cursos terão duração de 12 meses.

Além disso, o Ministério da Saúde planeja expandir residências em diversas áreas da saúde, oferecendo mil novas bolsas para profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário