Ministério da Justiça Estabelece Diretrizes Urgentes para Uso de IA na Segurança Pública

Novas Diretrizes Transformam Segurança Pública com Inteligência Artificial

Os órgãos de segurança pública federais agora operam sob normas inéditas para a aplicação de soluções tecnológicas em investigações criminais e atividades de inteligência.

Uma portaria recentemente emitida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública estabelece, pela primeira vez, diretrizes claras para a utilização de Inteligência Artificial (IA) nas operações de segurança pública.

Nathalie Fragoso, diretora de Programas da Secretaria de Direitos Digitais, esclarece que a nova portaria exige que o uso da IA seja proporcional, evite riscos e esteja em conformidade com as legislações vigentes. A normativa também traz regras específicas para o uso de identificação biométrica à distância, em tempo real, em espaços públicos.

“A utilização de reconhecimento facial será direcionada a inquéritos criminais, busca de vítimas, pessoas desaparecidas, situações de ameaça, recaptura de fugitivos e cumprimento de mandados de prisão”, detalha Nathalie Fragoso.

Fragoso enfatiza a importância da supervisão humana em casos que envolvem riscos a direitos fundamentais. O responsável pela investigação deve avaliar qualquer resultado gerado por algoritmos de IA.

“É crucial que, diante de riscos, haja uma revisão humana dos conteúdos recomendados pelo sistema, para evitar danos nas ações realizadas”, afirma.

A nova portaria aplica-se às forças de segurança federais, incluindo a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Penal Nacional, além de órgãos estaduais, distritais e municipais que são contemplados por recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional.

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário