Brasil Pronto para Negociações com EUA, Mas Diálogo Está Bloqueado
Em evento realizado no Vale do Jequitinhonha (MG) nesta quinta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil está preparado para dialogar com os Estados Unidos sobre as tarifas de 50% aplicadas aos produtos brasileiros. Contudo, ele destacou que o presidente americano, Donald Trump, demonstra desinteresse em estabelecer essa conversa.
“Ele não quer conversar. Se quisesse, poderia simplesmente me ligar. Conversei com líderes de várias nações, como Clinton, Obama, Bush, Biden, além de Xi Jinping e representantes da Índia e do Canadá. Ontem, estive em contato por 40 minutos com a presidente do México, mas ele não mostrou vontade de dialogar”, afirmou Lula.
Os comentários de Lula ocorreram durante o I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste, um evento que abrange projetos interministeriais voltados para a educação, igualdade racial, direitos humanos e a situação dos povos indígenas.
Com um tom de ironia, o presidente brasileiro se referiu à abordagem de Trump, que frequentemente começa negociações e depois retorna atrás ou interrompe discussões.
“Não sou mineiro, mas sou bom de truco. Se ele estiver jogando, vai se decepcionar. O Brasil tem experiência em negociar. Já realizamos dez reuniões com os EUA e, em 16 de maio, enviamos uma carta solicitando esclarecimentos sobre nossas propostas. Finalmente, a resposta deles foi um site”, declarou Lula.
Lula reiterou que, se o Brasil for afetado pelas tarifas, adotará a Lei da Reciprocidade como medida de resposta.
Além disso, o presidente criticou publicamente as declarações de Trump, que sugeriu uma “caça às bruxas” por parte da Justiça brasileira no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu por liderar uma tentativa de golpe de Estado.
Postar comentário