Google Lança Aeneas: Inovadora Ferramenta de IA para Historiadores!
Na última semana, o Google surpreendeu o mundo acadêmico ao apresentar uma nova ferramenta de Inteligência Artificial, chamada Aeneas, que promete revolucionar a forma como os historiadores compreendem e contextualizam textos antigos. No momento, a plataforma está focada em materiais escritos em latim, mas há planos empolgantes para a adaptação a outras línguas ancestrais.
Os textos da Roma antiga, que enriqueceram a cultura e a política durante o auge do Império, estão repletos de grafites, poemas, e documentos oficiais. Entretanto, muitos desses registros são frequentemente encontrados em estado fragmentado e deteriorado pelo tempo. A necessidade de um contexto para reconstituir e datar esses escritos é, portanto, indispensável para que os historiadores possam realizar seu trabalho de forma eficaz.
Tradicionalmente, esses especialistas têm recorrido à sua rica bagagem cultural e a recursos especializados para identificar textos semelhantes. Essa tarefa muitas vezes envolve a delicada arte de encontrar paralelos que oferecem insights importantes sobre a redação, sintaxe e origem dos documentos recém-descobertos.
Com Aeneas, esse complexo e moroso processo poderá ser acelerado! A ferramenta emprega tecnologia de ponta para localizar automaticamente textos relacionados ao objeto de estudo e pode analisar tanto informações textuais quanto visuais. Além disso, ela tem a capacidade de restaurar lacunas em textos danificados e oferecer previsões sobre quando e onde as inscrições foram feitas.
Para desenvolver essa fascinante ferramenta, um vasto e confiável conjunto de dados foi utilizado, incluindo recursos como o Banco de Dados Epigráficos Roma (EDR) e outros importantes bancos de dados epigráficos. A soma desses dados é chamada de Conjunto de Dados Epigráficos Latinos (LED), que abrange mais de 176.000 inscrições latinas de todo o mundo romano antigo.
Aeneas está apenas começando sua jornada, mas já promete ser um divisor de águas para historiadores e apaixonados pela história antiga. É o futuro da pesquisa histórica ao alcance da mão!
Imagem Redação
Postar comentário