Historiador Analisa Urgência das Características da Extrema-Direita no DR com Demori

Entrando na Era da Extremidade: O Impacto da Direita na Sociedade Contemporânea

O programa DR Com Demori trará à tona as complexas contradições e transformações da extrema-direita. Com a participação do historiador e escritor João Cezar de Castro, a discussão se aprofundará nas distinções entre o fascismo do século XX e a contemporaneidade, enfatizando a influência das redes sociais.

A transmissão ocorrerá nesta terça-feira (22), às 23h, na TV Brasil. O programa explorará temas como guerra cultural, retórica do ódio e as repercussões da monetização na política brasileira.

Durante a entrevista, João Cezar de Castro destaca que os métodos da extrema-direita se adaptaram às novas tecnologias, insinuando que a constante conectividade humana exacerba a vulnerabilidade diante desse fenômeno.

“Não fomos preparados neurologicamente para estar 24 horas conectados. É nesse esgotamento que a extrema-direita prospera globalmente”, afirma. Castro salienta a ausência de um acordo formal entre líderes de nações com essa ideologia, mas observa a existência de práticas compartilhadas.

Para o escritor, a crise de 2008 nos Estados Unidos foi um catalisador para o avanço da extrema-direita, ao ressaltar a fragilidade dos grupos mais vulneráveis, que se sentiram descartáveis, mesmo por parte da esquerda. A retórica de ódio foi adotada por sua eficácia, mesmo que resulte em uma abordagem grosseira.

O historiador afirma que a extrema-direita opera sob a premissa de que há ameaças constantes, especialmente relacionadas a valores culturais. “Inventar inimigos imaginários é uma prática comum”, diz. Ele aponta a internet como a aliada fundamental dessa dinâmica, referindo-se a uma simbiose entre o fenômeno e o mundo digital.

Como uma estratégia política, Castro observa que a extrema-direita demonstra aversão em reconhecer o papel do adversário na construção social. “Eles transportam para a política as regras fundamentais da economia de tensão, com especial atenção à monetização nesse campo”, conclui.

O DR com Demori pode ser acessado na íntegra pelo Youtube e no aplicativo TV Brasil Play. O programa também é transmitido em formato de áudio na Rádio MEC e as entrevistas estão disponíveis no Spotify como podcast.

Entenda o Programa

O DR com Demori promove bate-papos diretos e profundos com personalidades relevantes, mantendo a TV Brasil como cenário. Entre os convidados já estão figuras de destaque como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), a cantora Zélia Duncan e Roger Waters, fundador da banda Pink Floyd.

Fique Conectado

Acompanhe a programação da TV Brasil através do canal aberto, TV por assinatura e parabólica.

Serviço

DR com Demori – João Cezar de Castro.
Terça-feira (22), às 23h, na TV Brasil e na Rádio MEC.
Quarta-feira (23), às 4h30, na TV Brasil.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário