Cooperação Brasil-EUA: Haddad Destaca Oportunidades para Parcerias Finas
Em um tom otimista, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se pronunciou nesta sexta-feira (1º) sobre as tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros. Ele enfatizou que o Brasil está aberto ao diálogo e com muitas oportunidades de colaboração entre as duas nações.
“Precisamos esclarecer que o Brasil não está à mercê de nenhum país. Ele é um gigante! Podemos avançar em cooperações que beneficiem ambos os lados. É verdade que competimos com os EUA em diversos setores, como grãos e carnes, mas temos muitas complementaridades a explorar!”
“Estamos prontos para trabalhar com os Estados Unidos, mostrando-lhes que nossa infraestrutura está em plena evolução e que há robustez nos investimentos neste setor. Por que eles não estariam mais integrados à nossa economia? Estamos de portas abertas!”, completou Haddad, demonstrando um forte desejo de estreitar laços.
Plano de Contingência em Andamento
O ministro revelou que o governo brasileiro está em fase de elaboração de um plano de contingência para ajudar setores impactados pelas recentes tarifas. A previsão é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncie este pacote já na próxima semana.
“Estamos, junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin, preparando as primeiras ações para que o presidente possa avaliar e decidir sobre elas. Assim, a partir da semana que vem, poderemos implementar medidas de proteção para nossa indústria e agricultura.”
“Continuaremos a trabalhar pelo diálogo com autoridades norte-americanas, esclarecendo a verdade sobre a democracia brasileira e buscando soluções em conjunto.”
Calibrando Números e Estratégias
Haddad destacou que o governo está “calibrando os números” junto a sindicatos e à Casa Civil em busca de recursos para apoiar empresas atingidas. “Estamos avaliando as necessidades de socorro, pois muitas empresas já estão redirecionando suas produções e explorando novos mercados, como o interno, que está crescendo!”
“A demanda por alimentos no Brasil está em alta, e o desemprego está em nível histórico baixo. Temos um mercado interno vibrante. Vou receber o governador do Ceará hoje à tarde, que busca apoio para a merenda escolar. Ele trará propostas de mudanças legislativas para acelerar esse apoio.”
Meta Fiscal e Sustentabilidade
Sobre a questão do financiamento do plano de contingência, o ministro esclareceu que não será necessário desviar da meta fiscal inicialmente. “Nossa proposta não requer isso. Mesmo que o Tribunal de Contas da União tenha considerado essa possibilidade, não é nossa prioridade. Estamos confiantes de que podemos operar dentro das normas fiscais,” afirmou Haddad.
“Estamos prontos para agir dentro do escopo fiscal, sem a necessidade de criar ajustes.”
Imagem Redação
#cooperação #EUA #Brasil #Haddad #tarifas #economia #planejamento #infraestrutura #agricultura #indústria #mercado #política #fiscal #crescimento #Oportunidades
Postar comentário