FMI Aumenta Prognóstico de Crescimento do Brasil em Meio a Desafios Globais
O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou, nesta quinta-feira, 17, sua previsão de crescimento econômico para o Brasil, agora estimado em 2,3% para 2023, além de projetar uma inflação de 5,2% até o final de 2025.
Essa atualização é um respiro positivo para o governo do presidente Lula (PT), que enfrenta uma situação delicada, com os Estados Unidos ameaçando impor tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Em comunicado, o FMI destacou: “A economia brasileira cresceu com força nos últimos três anos, surpreendendo positivamente”. Essa avaliação se refere à análise periódica do desempenho econômico dos países-membros, conhecida como Artigo IV.
O Fundo projeta que o crescimento econômico reduzirá para 2,3% em 2025, impactado por condições monetárias e financeiras restritivas, diminuição do apoio fiscal e um clima de maior incerteza política global.
Em sua atualização anterior, realizada em abril, a expectativa do FMI era de um crescimento de 2%. Agora, prevê-se uma recuperação a 2,5% no médio prazo, impulsionada por medidas de política monetária e a implementação de reformas tributárias que visem aumentar a eficiência econômica.
A inflação, segundo o FMI, deve se estabilizar em 5,2% ao final do ano, com uma queda gradual em direção à meta de 3% até 2027.
O Fundo elogiou a consistência da política monetária aplicada em setembro de 2024, afirmando que foi “apropriada e alinhada com as expectativas de retorno da inflação à meta de 3%”.
As autoridades brasileiras estão, segundo o comunicado, avançando em uma agenda de crescimento sustentável e inclusivo. Os diretores do FMI também registraram progresso na redução do desemprego e da pobreza, além de avanços nas reformas estruturais no país.
Entretanto, o FMI alertou sobre riscos consideráveis, incluindo o aumento da incerteza política global e as crescentes tensões comerciais, resultantes das ações tarifárias do presidente Donald Trump contra seus parceiros comerciais.
Postar comentário