FMI Revê Crescimento do Brasil para 2,3%, Sinalizando Oportunidades e Desafios Urgentes

FMI Aumenta Prognóstico de Crescimento do Brasil em Meio a Desafios Globais

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou, nesta quinta-feira, 17, sua previsão de crescimento econômico para o Brasil, agora estimado em 2,3% para 2023, além de projetar uma inflação de 5,2% até o final de 2025.

Essa atualização é um respiro positivo para o governo do presidente Lula (PT), que enfrenta uma situação delicada, com os Estados Unidos ameaçando impor tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

Em comunicado, o FMI destacou: “A economia brasileira cresceu com força nos últimos três anos, surpreendendo positivamente”. Essa avaliação se refere à análise periódica do desempenho econômico dos países-membros, conhecida como Artigo IV.

O Fundo projeta que o crescimento econômico reduzirá para 2,3% em 2025, impactado por condições monetárias e financeiras restritivas, diminuição do apoio fiscal e um clima de maior incerteza política global.

Em sua atualização anterior, realizada em abril, a expectativa do FMI era de um crescimento de 2%. Agora, prevê-se uma recuperação a 2,5% no médio prazo, impulsionada por medidas de política monetária e a implementação de reformas tributárias que visem aumentar a eficiência econômica.

A inflação, segundo o FMI, deve se estabilizar em 5,2% ao final do ano, com uma queda gradual em direção à meta de 3% até 2027.

O Fundo elogiou a consistência da política monetária aplicada em setembro de 2024, afirmando que foi “apropriada e alinhada com as expectativas de retorno da inflação à meta de 3%”.

As autoridades brasileiras estão, segundo o comunicado, avançando em uma agenda de crescimento sustentável e inclusivo. Os diretores do FMI também registraram progresso na redução do desemprego e da pobreza, além de avanços nas reformas estruturais no país.

Entretanto, o FMI alertou sobre riscos consideráveis, incluindo o aumento da incerteza política global e as crescentes tensões comerciais, resultantes das ações tarifárias do presidente Donald Trump contra seus parceiros comerciais.

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário