Febraban Defende Competitividade do Pix em Resposta aos EUA

PIX Sob Foco: Investigação dos EUA Alerta para Possíveis Desafios

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que o Pix é fundamental para a competição e a eficiência do sistema de pagamentos. Em nota divulgada nesta sexta-feira (18), a entidade destacou que essa ferramenta opera em um modelo aberto, atraindo participação de diversas instituições, incluindo bancos, fintechs e organizações estrangeiras.

“O Pix é uma infraestrutura pública, não um produto comercial, e promove a competitividade no sistema de pagamentos, estimulando a atividade econômica”, declarou a Febraban.

Além disso, a Febraban esclareceu que não existem restrições para a entrada de novos players, independentemente do porte ou procedência, desde que atuem no mercado nacional, uma vez que o Pix opera exclusivamente em reais.

O sistema de pagamentos brasileiro atraiu a atenção dos Estados Unidos, que iniciaram uma investigação sobre práticas comerciais consideradas “desleais”. Este movimento, iniciado na última terça-feira (15), teria como pano de fundo a concorrência com serviços como o WhatsApp Pay e bandeiras de cartões norte-americanos, além do papel do Pix como alternativa ao dólar em transações internacionais.

A investigação foi anunciada pelo representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, em um documento que menciona “serviços de pagamento eletrônico do governo”, sem citar diretamente o Pix.

“Acreditamos que as preocupações do USTR se baseiam, em grande parte, em informações incompletas sobre o funcionamento do Pix. Esperamos que as contribuições do Banco Central do Brasil e do setor bancário, incluindo bancos americanos, ajudem a esclarecer as questões levantadas”, afirmou a Febraban.

O Pix é acessível a todos os residentes no Brasil, sejam brasileiros ou estrangeiros, tanto pessoas físicas quanto empresas, desde que possuam uma conta em instituição financeira. A ferramenta é gratuita para indivíduos, mas pode ser cobrada das empresas sem distinção entre brasileiras e estrangeiras.

Atualmente, o sistema conta com 168 milhões de usuários, movimentando aproximadamente R$ 2,5 trilhões mensalmente.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário