Dia Internacional de Redução do Risco de Catástrofes: Mensagem da Organização das Nações Unidas.

Urgente: Necessidade de Aumento de Financiamento para Redução de Risco de Desastres

À medida que o fenômeno da crise climática avança de forma alarmante, os desastres naturais se tornam cada vez mais frequentes e devastadores, acarretando a destruição de vidas e bens, e comprometendo décadas de progresso social e econômico. A realidade é alarmante: o custo anual para a economia global pode chegar a impressionantes 2 trilhões de dólares, considerando os danos diretos e indiretos.

Infelizmente, mesmo diante desse quadro crítico, os recursos destinados à mitigação dos efeitos das catástrofes permanecem escassos. Dados atuais indicam que apenas 2% da assistência ao desenvolvimento e, frequentemente, menos de 1% dos orçamentos públicos são canalizados para a redução do risco de desastres. Essa situação é, sem dúvida, não apenas uma lacuna, mas um erro estratégico com consequências severas. Estudo mostra que a cada dólar investido em infraestrutura resiliente em países em desenvolvimento, há uma economia de quatro dólares em custos quando desastres ocorrem.

O tema deste ano para o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres enfatiza a urgência da questão: aumentar os investimentos na resiliência das comunidades. É fundamental que governos e instituições doadoras elevem seus esforços nesse sentido. Além disso, tanto o setor público quanto o privado precisam incorporar a avaliação de riscos em todas as suas decisões, de modo a minimizar a exposição a perigos e a vulnerabilidade das populações. A resiliência não deve ser um conceito abstrato, mas um princípio que permeie todas as atividades de desenvolvimento.

Neste Dia Internacional, é imperativo que a sociedade se una em um compromisso para abordar o crescimento dos riscos associados às crises climáticas com um aumento significativo de fundos. É hora de construir um futuro que seja mais seguro e mais equitativo para todos. Cada ação conta e, juntos, podemos transformar desafios em oportunidades para um amanhã melhor.


Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário