Defesa Civil Mobiliza Operação Urgente na Amazônia Legal e Pantanal

Urgente: Missão da Defesa Civil Nacional Combate Efeitos Devastadores da Seca na Amazônia e Pantanal

A Defesa Civil Nacional inicia, nesta semana, uma missão crucial nos estados atingidos pela severa seca na Amazônia Legal e no Pantanal. A ação visa estruturar uma coordenação eficaz entre os órgãos federais, antecipando-se à próxima temporada de estiagem.

Com um foco técnico, a missão trabalhará em parceria com gestores locais, promovendo oficinas e divulgando o Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem, que busca mitigar os efeitos catastróficos da seca.

Historicamente, as regiões da Amazônia e do Pantanal enfrentam cheias e estiagens anualmente. Contudo, os últimos anos foram marcados por condições extremas, com secas mais intensas e quentes, resultando em escassez de água e incêndios florestais devastadores.

Em 2024, impressionantes 30 milhões de hectares foram consumidos por queimadas, a segunda maior área afetada em quatro décadas, conforme o Relatório Anual do Fogo, publicado pelo MapBiomas no mês passado.

A Amazônia registrou a maior extensão de desmatamento, enquanto o Pantanal viu um aumento acentuado na frequência e na intensidade dos incêndios, em comparação com a média histórica.

Este ano, o Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem mobiliza esforços em dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

De acordo com Rafael Félix, coordenador-geral de gerenciamento de desastres, a missão tem o objetivo de alinhar as iniciativas já em curso nos estados e municípios com as diretrizes da Defesa Civil Nacional.

Cada capital receberá uma base para os Agentes do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, que serão responsáveis por conduzir as reuniões técnicas. No Pará, haverá uma base adicional em Marabá, enquanto o Amazonas terá unidades em Tefé e Tabatinga, na fronteira com Peru e Colômbia.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário