Centrão e oposição aprovam PEC, enquanto ‘dissidentes’ da esquerda formam maioria.

Câmara dos Deputados Aprova PEC da Blindagem: Um Novo Capítulo na Política Brasileira

Na última terça-feira, a Câmara dos Deputados deu um passo significativo ao aprovar, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. Essa proposta, que busca dificultar a prisão e a abertura de ações penais contra parlamentares, contou com um apoio quase unânime, principalmente por parte dos partidos do Centrão, em colaboração com o PL, de Jair Bolsonaro. O resultado foi de 353 votos a favor, porém esse número foi alcançado com a ajuda até de deputados do PT, que não conseguiram alinhar completamente suas tropas em uma única direção.

O apoio à PEC se concentrou em cinco partidos do Centrão, que também ocupam ministérios no governo Lula: MDB, União, PP, Republicanos e PSD. Este último, no entanto, apresentou uma divisão interna: enquanto 25 de seus deputados votaram a favor da proposta, 18 se opuseram. Essa discrepância é digna de nota, pois apenas o PSD apresentou uma divisão expressiva, superando o total de votos contrários que vieram dos outros quatro partidos, que somaram apenas 12.

Um aspecto que não pode passar despercebido na votação foi a posição do presidente da Câmara, Hugo Motta. Tradicionalmente, os presidentes das casas legislativas evitam votar em propostas para não assumir lados, mas Motta escolheu se alinhar e apoiou a PEC da Blindagem nesta ocasião. Essa decisão eleva a relevância do projeto, já que o seu apoio representa a liderança da Câmara se pendendo de um lado.

A influência dos partidos do Centrão foi indiscutível: 56% dos votos a favor da PEC vieram desse agrupamento, totalizando 201 apoios. Junto aos 83 votos do PL, a soma chega a uma robusta maioria que eclipsa a oposição. Para mudar a Constituição, um engajamento massivo é essencial, e a proposta se beneficiou do apoio decisivo de parlamentares de orientação diversa, rompendo a unidade do PT, por exemplo. Dentre os deputados do partido que se alçaram a favor, destacam-se nomes como Airton Faleiro e Flávio Nogueira, mostrando que as decisões nem sempre são unânimes nas fileiras da esquerda.

Por outro lado, a resistência à proposta ficou a cargo de apenas quatro partidos: PSOL, PCdoB, Rede e Novo. Esses grupos, que se posicionaram firmemente contra a PEC, somaram apenas 28 votos. A magnitude da aprovação da PEC é alarmante, pois reflete um cenário onde a proteção de parlamentares sobrepõe-se ao clamor por accountability e transparência no Brasil. Assim, forma-se uma nova narrativa em que a resistência a práticas aparentemente antidemocráticas pode ser considerada insignificante frente ao movimento da maioria.

À medida que a PEC avança, a pressão sobre a Câmara dos Deputados em busca de uma segunda votação promete intensificar os debates sobre o papel dos parlamentares e a importância da responsabilização. O futuro político do Brasil pode estar em jogo, e a comunidade deve permanecer atenta a essa trama em desenvolvimento.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário