Ceará Investe em Economia de Impacto como Estratégia para Promover Desenvolvimento Sustentável

Ceará Lança Plano Estadual de Economia de Impacto para Fortalecer Desenvolvimento Sustentável

O Governo do Estado do Ceará tomou uma atitude decisiva em direção a um futuro mais sustentável ao apresentar, nesta terça-feira (7), o Plano Estadual de Economia de Impacto – Ceará Edimpacto. A iniciativa visa estabelecer um modelo de desenvolvimento inclusivo, reafirmando o compromisso do Estado com a responsabilidade socioambiental.

Resultado de uma colaboração entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Comitê Estadual de Negócios de Impacto (Ceni), o plano tem como objetivo posicionar o Ceará como um sinalizador nacional no setor e fortalecer um ecossistema que intregralmente conecta geração de renda, inovação e responsabilidade ambiental.

Durante a cerimônia de lançamento, que contou com a presença de representantes do setor público, privado, acadêmico e da sociedade civil, o secretário da SDE, Domingos Filho (PSD), enfatizou a relevância de disseminar o conceito de negócios de impacto por todo o território cearense, além de alinhar estratégias com os municípios, criando um movimento coletivo em prol da transformação social.

“O Ceará Edimpacto é fruto da ousadia do governador Elmano de Freitas e do empenho da diretora da Somos Um, Ticiana Rolim. Temos como foco principal mitigar desigualdades sociais enquanto harmonizamos com a natureza e a sustentabilidade”, ressaltou Filho, indicando a seriedade da missão que se inicia.

Estruturado em seis eixos estratégicos, o plano busca aumentar o número de negócios de impacto, fortalecer organizações intermediárias, criar um marco normativo favorável, promover a articulação interfederativa, fomentar estudos e pesquisas e ampliar a oferta de capital. Cada um desses eixos foi meticulosamente desenvolvido para assegurar que o Ceará possa avançar de maneira coesa e eficaz.

Luís Eduardo Barros, diretor de Fomento da Adece, destacou que a proposta busca promover negócios que não apenas gerem renda, mas que também tenham um papel fundamental na inclusão social e na preservação ambiental. Essa visão amplia a perspectiva sobre como o desenvolvimento econômico pode ser sinônimo de responsabilidade social.

A diretora da Associação Somos Um, Ticiana Rolim, também enfatizou a importância da mensuração do impacto socioambiental como um diferencial competitivo no cenário atual de negócios. “A produção de relatórios de impacto será essencial para fechar contratos e vencer licitações públicas. É fundamental que o investimento caminhe lado a lado com a preservação”, afirmou, sublinhando a necessidade de uma abordagem consciente e sustentável.

Além disso, Rolim ressaltou a relevância de alinhar filantropia e investimentos de impacto, a fim de impulsionar empreendedores sociais de diversas escalas. Esse alinhamento permitirá que iniciativas de menor porte consigam acessar recursos e apoio, permitindo um ambiente propício ao surgimento de inovações significativas.

O Ceará Edimpacto está em plena sintonia com a Estratégia Nacional da Economia de Impacto (Enimpacto 2021–2030) e prevê, em seu plano bianual, 24 ações focadas na interiorização de políticas, no fortalecimento de negócios emergentes e na criação de um modelo colaborativo de governança. Esse alinhamento é um passo fundamental para assegurar que as iniciativas não apenas atendam a demandas locais, mas que também contribuam para uma mudança estrutural no Brasil.

O lançamento do plano representa um momento histórico para o Ceará, marcando o início de uma nova era onde a inovação e a responsabilidade social caminham juntas. À medida que o Ceará se posiciona como um líder em negócios de impacto, a meta é criar um legado duradouro que beneficie tanto a economia quanto o meio ambiente, garantindo um futuro mais justo e sustentável para todos os cidadãos.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário