Ceará Confirma Surto de Gripe Aviária em Criações Domésticas

Alerta Vermelho: Primeiro Caso de Gripe Aviária H5N1 Identificado no Ceará

O Ceará enfrenta um alerta sanitário com o registro do primeiro caso de gripe aviária do tipo H5N1 em aves domésticas. O foco foi encontrado em uma criação de subsistência, voltada para consumo próprio, localizada em Quixeramobim, no sertão central do estado.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) informou que a propriedade foi isolada e que as aves contaminadas foram sacrificadas na manhã desta sexta-feira (18). A situação está sendo tratada com rigor, seguindo o protocolo de saneamento do Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, administrado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Embora a notícia tenha sido divulgada neste sábado (19), já havia uma confirmação do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP), que analisou amostras enviadas no dia 8 deste mês. A Adagri está realizando uma investigação minuciosa em propriedades situadas em um raio de 10 quilômetros do foco, para identificar possíveis conexões com outras criações.

Em meio a esse cenário alarmante, a Adagri assegura que o consumo de carne de aves e ovos, tanto armazenados em casa como disponíveis em pontos de venda, é seguro. A doença não se transmite por meio do consumo, e não há restrições nesse sentido.

A Situação do Brasil em Números

Desde o início de 2023, o Brasil já contabiliza 181 casos de influenza aviária, com a maior parte deles (172) ocorrendo em aves silvestres. Além disso, foram registrados oito casos em aves de subsistência e um em granjas comerciais, todos sob controle.

O único caso em granja comercial foi identificado em Montenegro (RS) em maio. Após a desinfecção da área e a ausência de novos registros por 28 dias, o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou o Brasil livre da gripe aviária em 18 de junho, o que possibilitou a reabertura das exportações de frango.

No último mês, novos focos domésticos de H5N1 foram confirmados em Goiás e no Mato Grosso do Sul. Adicionalmente, destacou-se a presença do vírus em um zoológico de Brasília, evidenciando a urgência e a necessidade de monitoramento contínuo.


Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário