Câmara Aprova Criação Urgente de Fundo para o MPU

Câmara Aprova Fundo de Fortalecimento da Cidadania: Uma Vitória para o Ministério Público

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (16), o projeto de Lei (PL) 1872/2025, que estabelece o Fundo de Fortalecimento da Cidadania e Aperfeiçoamento do Ministério Público da União (FMPU). Esta decisão representa um passo significativo na valorização das instituições democráticas.

A proposta contou com o apoio de 264 deputados, sendo rejeitada por 169 e registrando quatro abstenções. Agora, o foco se volta para a análise dos destaques ao texto, onde mais mudanças podem ocorrer.

A relatora da proposta, deputada Camila Jara (PT-MS), destacou que o fundo tem como objetivo aprimorar as ações do Ministério Público, proporcionando um atendimento mais eficiente à sociedade. A iniciativa visa fortalecer a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais que não podem ser violados.

Os recursos do fundo serão provenientes de dotações orçamentárias do MP, além de doações e contribuições em dinheiro, bens móveis e imóveis. Também serão adicionados 10% das custas recolhidas no sistema judiciário da União, multas aplicadas por magistrados em casos de desvio processual e recursos de bens considerados abandonados, além de emendas parlamentares.

A gestão do fundo será acompanhada por um portal de transparência, administrado pelo Conselho Gestor, que deverá disponibilizar informações detalhadas sobre as receitas e despesas, garantindo a prestação de contas à sociedade.

Em uma mudança significativa, a relatora optou por remover a proibição de contingenciamento dos recursos do fundo, ao mesmo tempo que incluiu uma cláusula que impede qualquer utilização dos recursos para pagamento de despesas com pessoal.

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário