Brasil Responderá com Retaliação às Tarifas dos EUA, Afirma Lula

Desafio Frontal: Brasil Responde ao Tarifaço dos EUA com Lei de Reciprocidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira (9), uma retaliação firme ao tarifaço de 50% imposto aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Em uma comunicação direta nas redes sociais, Lula reafirmou a soberania do Brasil e desmentiu as alegações do presidente norte-americano, Donald Trump, de que a taxação decorre de um déficit na balança comercial.

Em Defesa da Soberania Nacional

A nova legislação, sancionada em abril, permite a suspensão de concessões comerciais e outras obrigações em resposta a medidas que impactem negativamente a competitividade brasileira. O governo enfatiza que qualquer ação unilateral de aumento tarifário será confrontada com estratégias definidas na Lei de Reciprocidade Econômica.

Resolução Imediata e Firmeza

“Qualquer elevação unilateral de tarifas será tratada de acordo com a legislação brasileira. A soberania e a defesa dos interesses do povo brasileiro são fundamentais em nossa relação internacional”, declarou o presidente Lula, deixando claro que o país não se submeterá a pressões externas.

Dados Contradizem Alegações Norte-Americanas

O governo ainda esclareceu que as informações sobre um suposto déficit comercial dos EUA em relação ao Brasil são falsas. Estatísticas demonstram um superávit americano de 410 bilhões de dólares em transações com o Brasil nos últimos 15 anos, reforçando a posição brasileira.

Independência e Justiça

Lula reafirmou o compromisso do Brasil com sua soberania, destacando que o país possui instituições independentes que não aceitarão tutelas. O presidente também se posicionou contra tentativas de ingerência na justiça brasileira, que está lidando com questões relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Respeito às Normas de Liberdade de Expressão

Em resposta às críticas de Trump sobre decisões do Supremo Tribunal Federal relacionadas a discursos de ódio e fake news, Lula ressaltou que a liberdade de expressão no Brasil deve respeitar as leis locais, condenando práticas que ameaçam direitos humanos e a democracia.

Reunião de Emergência no Palácio do Planalto

Antes da divulgação de sua nota, Lula convocou uma reunião de emergência com seus principais ministros, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Rui Costa (Casa Civil). O encontro, que durou até às 20h, reforçou a concentração do governo em estratégias de resposta a essa crise.

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário