Alagoas Representa no VI Encontro Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Alagoas Marca Presença na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Goiás

A delegação de Alagoas está ativa na etapa nacional da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que se realiza até a próxima sexta-feira (10) em Luziânia, Goiás. Com a abertura oficial do evento na última segunda-feira (6), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deu início a uma conferência que reúne cerca de 800 participantes de diversas partes do Brasil, incluindo estudantes, educadores e representantes das comissões organizadoras estaduais. O foco do evento é promover debates em torno da educação ambiental, da justiça climática e do papel das escolas na construção de comunidades mais sustentáveis.

O tema central da VI CNIJMA, “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, está alinhado a uma série de mobilizações que antecedem a COP30, a Conferência do Clima que ocorrerá em Belém (PA) em novembro deste ano. Esta iniciativa é uma colaboração entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que juntos mobilizaram mais de 2,2 milhões de pessoas durante as fases preparatórias nas escolas, municípios e estados.

Na etapa estadual, realizada em Alagoas em 19 de agosto, estudantes de várias redes de ensino se reuniram para apresentar projetos voltados à justiça climática, sustentabilidade e biodiversidade. Esses projetos são fundamentais para preparar os jovens para os desafios ambientais atuais, permitindo que eles se tornem agentes ativos de mudança em suas comunidades.

A etapa nacional da conferência é rica em atividades que promovem formação, cultura e integração. Os participantes podem desfrutar de uma feira de projetos, oficinas temáticas, diálogos intergeracionais e apresentações culturais, além de gincanas sobre justiça climática. Este é o momento em que os delegados estaduais têm a oportunidade de apresentar suas iniciativas e formalizar compromissos coletivos que podem impactar políticas educacionais e práticas concretas nas escolas.

Ao final do encontro, os participantes contribuirão com propostas que estarão diretamente conectadas à Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 14.926/2024) e às metas brasileiras para a COP30. Essa contribuição é essencial para assegurar que a voz dos jovens seja ouvida nas esferas de decisão e planejamento, promovendo mudanças significativas em níveis institucionais.

A CNIJMA se destaca como um processo pedagógico e participativo, encorajando escolas que atendem turmas do ensino fundamental final (do 6º ao 9º ano) a desenvolver jornadas educativas, pesquisas e ações direcionadas às realidades de seus territórios. Entre os objetivos centrais da VI CNIJMA, estão o fortalecimento de ações formativas em educação ambiental, a promoção da equidade e justiça climática, além da ampliação da resiliência das comunidades escolares frente às mudanças climáticas.

Outros objetivos incluem a estimulação da criação e manutenção das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) nas escolas, a atualização dos currículos escolares para incluir tópicos sobre mudanças climáticas, biodiversidade e justiça climática, e a construção de planos de enfrentamento a emergências climáticas que considerem as particularidades locais de cada comunidade.

Em um mundo onde as crises ambientais se intensificam, a atividade da CNIJMA é não apenas relevante, mas urgente. A mobilização de jovens, educadores e comunidades para discutir e agir em torno dessas questões é essencial para moldar um futuro mais sustentável e equitativo. Os próximos dias em Luziânia prometem ser um marco na educação ambiental do país, e a participação de Alagoas é uma demonstração do compromisso de seu povo com a luta pela justiça climática e pela preservação do meio ambiente.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário