Alta Preocupante nos Casos de Síndrome Respiratória Grave no Rio

Alerta: Internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave em Níveis Críticos no Rio de Janeiro

Apesar de sinais de desaceleração, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Rio de Janeiro permanece alarmantemente elevado. A nova edição do Panorama SRAG, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (9), revela que a situação ainda exige atenção urgente.

Demanda Hospitalar em Crescimento Acima do Normal

A pressão sobre os hospitais é preocupante, com a demanda superando 600 solicitações por semana, mesmo com uma leve diminuição nos casos de SRAG. O número total de internações alcançou 11.635, com 836 mortes registradas. Esses dados são baseados em estimativas que corrigem atrasos nas notificações.

Crianças Mais Afetadas pela Crise Respiratória

Os dados indicam que as crianças entre 1 e 5 anos são as mais afetadas pela SRAG, elevando a urgência da situação. O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) continua a ser o agente mais detectado em crianças até 9 anos, enquanto o subtipo H1N1 da Influenza A é predominante entre os idosos.

Cobertura Vacinal Preocupa Especialistas

Luciane Velasque, superintendente de Vigilância em Saúde, alertou sobre a baixa cobertura vacinal contra a Influenza, que está em apenas 30%. “A imunização é crucial, especialmente para crianças e idosos, que enfrentam maior risco”, afirmou.

Vacinas Necessárias para Combater a Crise Sanitária

Até esta quarta-feira (9), foram aplicadas apenas 2.837.024 doses de vacinas, o que representa 29,4% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. As áreas com os piores índices de vacinação incluem a Baixada Litorânea e a Região Metropolitana I.

A Imunização é Gratuita e Acessível

A campanha de vacinação contra a influenza é gratuita e está disponível em todos os postos de saúde. Com o objetivo de proteger os grupos mais vulneráveis, a campanha se estenderá até janeiro de 2026.

Ampliação de Leitos para Crianças em Condição Crítica

Em resposta ao aumento de casos graves, o estado ampliou a capacidade de leitos pediátricos, totalizando 85. Essa expansão inclui 40 leitos no Hospital Estadual Ricardo Cruz e 45 no Hospital Zilda Arns.

A população deve se mobilizar para a vacinação, buscando postos de saúde e garantindo proteção contra a influenza e a Covid-19. A saúde pública depende da conscientização e ação de todos.

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário