Lula Expressa Solidariedade pelas Vítimas do IBGE em Ação contra Incêndio

Tragédia no Combate aos Incêndios: Perda Inestimável para o IBGE

Com grande pesar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou suas condolências pela trágica morte dos servidores Valmir de Souza e Silva e Manoel José de Souza Neto, ambos de 65 anos, que faleceram nesta terça-feira enquanto lutavam heroicamente contra um incêndio em área de vegetação no Distrito Federal. Os dois integrantes da brigada do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) perderam a vida ao tentarem conter as chamas que ameaçavam a Reserva Ecológica do IBGE, localizada na região residencial do Tororó. Em homenagem, a direção do IBGE declarou luto de três dias.

Lula manifestou seu apoio às famílias dos heróis da proteção ambiental, além de estender sua solidariedade a todos colaboradores que se dedicam a preservar nosso planeta diariamente.

“Esses valentes trabalhadores estavam cumprindo sua missão com bravura, defendendo nossa biodiversidade e o povo brasileiro”, lamentou o presidente em uma nota nesta quarta-feira (30).

O presidente também destacou as iniciativas do governo federal para combater incêndios florestais e mitigar os efeitos da emergência climática, mencionando a nova Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. Ele enfatizou: “Ainda há muito a ser feito. Vamos continuar investindo com seriedade para proteger vidas, florestas e o futuro das próximas gerações”.

A Reserva Ecológica do IBGE, localizada na Área de Proteção Ambiental Gama e Cabeça de Veado, conta com a colaboração do IBGE, Jardim Botânico de Brasília e Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília (UnB) para sua preservação.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também manifestou tristeza pela perda dos servidores, enfatizando seu reconhecimento como profissionais experientes e dedicados. “A profissão de brigadista é crucial para a proteção ambiental, porém repleta de riscos, pois o fogo é traiçoeiro e pode surpreender até os mais experientes”, afirmou a ministra em suas redes sociais.

O Jardim Botânico de Brasília lamentou profundamente a morte de Valmir e Manoel, que estavam no IBGE desde a década de 1980. A nota da instituição reflete a grande perda: “Ambos eram servidores comprometidos, com décadas dedicadas à conservação ambiental”.

A Universidade de Brasília também destacou, em nota, a importância da reserva para pesquisas ecológicas sobre o Cerrado, reconhecendo que as iniciativas no local contribuíram para a formação de várias gerações de jovens pesquisadores.

“Não teríamos avançado sem a atuação cuidadosa e solidária dos servidores da Reserva Ecológica do IBGE, especialmente nossos brigadistas. A trágica perda de Valmir e Manoel, que mais uma vez defenderam nosso patrimônio natural e científico, causa profunda tristeza”, enfatizou a instituição.

Imagem Redação
#Construcao#De#Texto#Post#Noticia#Gravidade#Tristeza#MeioAmbiente#Bravura
Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário