Paciente recupera visão após tratamento inovador.

Terapia genética revolucionária devolve a visão a paciente com cegueira

Um marco na medicina! Um paciente de 38 anos, diagnosticado com cegueira devido à síndrome de Usher tipo 1B, conseguiu recuperar a visão por meio de uma terapia genética inovadora realizada na Itália. Este avanço notável foi desenvolvido pelo Instituto Telethon de Genética e Medicina (Tigem), em Pozzuoli, e destaca-se como uma grande esperança para aqueles que enfrentam doenças raras da retina.

A terapia, que se trata da primeira do mundo a usar um vetor duplo para abordar condições genéticas visuais, trouxe a luz de volta à vida de Antonio, o primeiro paciente a receber o tratamento experimental, realizado na renomada clínica de oftalmologia da Universidade da Campânia Luigi Vanvitelli em julho de 2024. Após um ano, ele não só recuperou a visão, mas também consegue enxergar em ambientes com baixa luminosidade!

Como funciona a terapia genética que trata a cegueira

A síndrome de Usher tipo 1B é uma rara condição hereditária que leva à perda progressiva da visão e da audição, até então sem tratamentos eficazes que pudessem restaurar esses sentidos. A nova abordagem utiliza vetores virais duplos que transportam cópias funcionais do gene defeituoso até as células da retina, permitindo que elas voltem a produzir a proteína essencial para a visão.

Antonio não está sozinho nessa jornada! Outros sete pacientes passaram pelo mesmo tratamento entre outubro de 2024 e abril de 2025, apresentando resultados igualmente promissores. Há uma esperança crescente para que essa terapia possa ser aplicada a diversas outras doenças degenerativas que causam cegueira.

O que já se sabe sobre o novo tratamento:

  • É a primeira terapia genética baseada em vetor duplo com eficácia comprovada.
  • Inicialmente aplicada em um paciente com síndrome de Usher tipo 1B.
  • Resultou em restauração da visão em ambientes de baixa luminosidade.
  • Outros sete pacientes receberam o mesmo tratamento.
  • O estudo foi realizado na Universidade da Campânia Luigi Vanvitelli, com apoio do Instituto Tigem.
  • O ministro da Saúde da Itália, Orazio Schillaci, ressaltou a importância desse avanço, tanto humano quanto científico.

Esta descoberta não é apenas um passo à frente na medicina; é um verdadeiro acontecimento para aqueles que sonham em recuperar a visão! É uma luz de esperança que brilha intensamente.

Imagem Redação

TerapiaGenética #Cegueira #Esperança #Saúde #MedicinaAvançada

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário