Deputada Carla Zambelli Detida na Itália

Deputada Carla Zambelli é Detida na Itália: Implicações da Fuga e do Processo Judicial

A deputada federal Carla Zambelli foi capturada pela polícia italiana na tarde desta terça-feira (29), em Roma. A confirmação veio de fontes da Polícia Federal, marcando um momento decisivo nas investigações que envolvem a parlamentar.

Após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio deste ano a uma pena de 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli havia fugido do Brasil, tornando-se um dos nomes mais procurados pela Justiça brasileira e pela Interpol.

Em uma nota oficial, a Polícia Federal detalhou que a deputada era procurada por crimes cometidos no Brasil e agora enfrentará o processo de extradição, seguindo os trâmites legais previstos pela legislação italiana e pelos acordos internacionais do Brasil.

O deputado italiano Angelo Bonelli utilizou sua conta no X para informar que havia alertado a polícia local sobre o local onde Zambelli estava hospedada em Roma. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Comuniquei à polícia, e eles já estão trabalhando na identificação dela”, twittou Bonelli.

Ainda em junho, Bonelli havia pedido ao governo italiano agilidade na extradição de Zambelli, destacando que a cidadania italiana não deve ser uma via de escape para evitar a punição por crimes cometidos.

A parlamentar foi condenada a 10 anos de prisão devido a um episódio de invasão aos sistemas do CNJ em 2023, ato que, segundo investigações, foi realizado pelo hacker Walter Delgatti a pedido de Zambelli. Após receber a condenação, a deputada deixou o Brasil, buscando escapar do cumprimento da pena.

Além disso, Carla Zambelli enfrenta um processo criminal no STF relacionado a um incidente em que sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo durante um ato político em São Paulo, vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

O STF registrou até o momento um placar de 6 votos a 0 pela condenação da deputada a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, mas um pedido de vista do ministro Nunes Marques adiou a conclusão do julgamento.

Imagem Redação
Tags: #CarlaZambelli #Policia #Itália #Justica #STF #Extradição #Notícias

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário