Lula Anuncia Investimentos Urgentes em Educação para Comunidades Tradicionais

Inclusão Educacional: Governo Apresenta Investimentos Cruciais para Quilombolas e Indígenas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou nesta quinta-feira (24) a necessidade de políticas públicas voltadas para a educação de populações tradicionais, como quilombolas e indígenas, como forma de promoção da inclusão socioeconômica. Lula fez essas declarações durante um evento em Minas Novas (MG), que abordou questões de educação e igualdade racial.

“Estou aqui para reconhecer os saberes e a luta dos povos dessa região, dos indígenas, quilombolas e das mulheres que, diariamente, se esforçam para construir suas vidas e sua comunidade”, afirmou o presidente.

O presidente destacou a trajetória de uma jovem quilombola que estuda doutorado em Brasília como exemplo. “A vitória dela se deve às políticas públicas que possibilitaram a ascensão de indivíduos de origem humilde a posições acadêmicas. É com essas iniciativas que podemos transformar vidas”, disse.

Um dos pontos centrais do evento foi o anúncio de R$ 1,17 bilhão para a construção de 249 escolas destinadas a comunidades indígenas e quilombolas, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras, que já começaram e devem prosseguir até o próximo ano, também incluem 22 iniciativas emergenciais nas áreas Yanomami e Ye’Kwana, abrangendo a construção de escolas e centros de formação para professores.

Além disso, o presidente assinou uma portaria que visa implementar a Política Nacional de Educação Escolar Indígena, essencial para adaptar a educação às realidades étnicas e culturais de cada povo.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, alertou que a taxa de analfabetismo entre as populações indígenas é alarmante, alcançando 15%, o dobro do índice nacional, que é de 7%. Este dado enfatiza a urgência de intervenções efetivas na educação indígena.

Guajajara também denunciou as condições inadequadas das escolas indígenas: 26% delas não contam com esgoto sanitário; 27% não têm acesso a água potável, e 90% não possuem bibliotecas. A fragilidade das estruturas escolares é um obstáculo crítico para a formação educacional desejada.

“Ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar um modelo equitativo e culturalmente adequado na educação”, defendeu a ministra, salientando que os indígenas têm o direito de aprender e competir no mercado de trabalho sem perder suas identidades culturais.

A cerimônia de hoje foi parte do 1º Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste, promovendo diálogos entre diferentes ministérios e as comunidades locais, especialmente do Vale do Jequitinhonha.

Novas Iniciativas e Políticas Públicas

O governo anunciou a criação do Programa Escola Nacional Nego Bispo, que integrará saberes tradicionais sobre história e cultura afrobrasileiras e indígenas na formação de professores nas instituições públicas de ensino superior. Esta integração se reflete também na formação continuada de educadores da educação básica.

A proposta busca garantir diversidade de ideias e abordagens pedagógicas, enfrentando a invisibilização e o racismo nas instituições de ensino, de acordo com os comunicados do governo.

Foi sancionada a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo), com o objetivo de garantir acesso e qualidade à educação do campo em todas as etapas do ensino. As diretrizes incluem o desenvolvimento de um sistema de avaliação e monitoramento específico para estas modalidades de educação.

Outro anúncio importante foi a criação de uma moradia estudantil no Campus Quilombo Minas Novas, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), que atuará de forma prioritária para comunidades quilombolas e outras populações tradicionais, valorizando suas culturas e saberes locais.

O Ministério da Igualdade Racial e a prefeitura de Minas Novas também firmaram um compromisso com a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola, visando fortalecer a autonomia e o desenvolvimento sustentável dessas comunidades.

Reconhecimento do Patrimônio Cultural

Durante o evento, Lula concedeu o título de patrimônio cultural do Brasil aos “Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas”, tradições afrobrasileiras com mais de 300 anos de história. Essa titulação oficial reconhece a importância cultural e ancestral dessas expressões, que são parte fundamental do patrimônio brasileiro, conforme deliberado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário