Prêmio Nobel elogia inovação do PIX brasileiro em artigo impactante.

Krugman Louva o PIX: Brasil na Vanguarda do Futuro Financeiro

O economista Paul Krugman, laureado com o Nobel de Economia em 2008, publicou um artigo impactante onde elogia o sistema de pagamentos brasileiro, o PIX. Intitulado O Brasil inventou o futuro do dinheiro? E será que chegará para os EUA?, Krugman destaca a resistência nos Estados Unidos em adotar uma solução similar, enquanto o PIX se consolidou com sucesso no Brasil.

A publicação ocorre em um momento decisivo, após críticas de Donald Trump, ex-presidente americano, que argumentou que o modelo eletrônico de pagamentos como o PIX poderia prejudicar empresas financeiras dos EUA.

O artigo enfatiza que o Parlamento norte-americano aprovou um projeto de lei que impede o Federal Reserve de criar uma moeda digital, uma medida que contrasta fortemente com o avanço do sistema brasileiro.

Krugman provoca ao afirmar que a economia e política do Brasil são notavelmente distintas das dos Estados Unidos. Ele menciona que o país sul-americano é mais proativo na judicialização de temas críticos, como a anulação de eleições, enquanto os grupos de interesse nos EUA parecem barrar o progresso na adoção de novas tecnologias financeiras.

O economista destaca as vantagens do PIX, que oferece transações rápidas e de baixo custo. Enquanto pagamentos via cartões de débito podem levar até dois dias e os de crédito até 28 dias, o PIX liquida operações em média em apenas três segundos. As taxas para transações pelo sistema brasileiro são de 0,33%, em comparação a 1,13% e 2,34% para cartões de débito e crédito, respectivamente.

Além disso, o impacto do PIX na população brasileira é impressionante: 90% dos cidadãos já utilizam a plataforma. A conclusão de Krugman é clara: enquanto o Brasil avança em inovações digitais, os EUA permanecem refratários devido a interesses pessoais e desilusões relacionadas às criptomoedas.

Imagem Redação
Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário