CNU Implementa Medidas de Segurança com Novos Detectores de Metal e Ponto Eletrônico

Medidas de Segurança Reforçadas no Concurso Público Nacional Unificado (CNU)

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) promete trazer novas medidas de segurança para garantir a integridade do processo. Para prevenir possíveis fraudes, serão implementados detectores de metal em todas as salas e banheiros, além de dispositivos para averiguar pontos eletrônicos. Cada prova contará com um código de barras único por candidato em todas as suas páginas, garantindo maior controle. A divulgação do tipo de prova ocorrerá apenas no momento de liberação dos gabaritos, aumentando a surpresa e a segurança do processo.

Os candidatos devem se preparar, pois a primeira prova do CNU 2025 está marcada para o próximo domingo (5). A expectativa é alta, e todos os participantes devem estar atentos às orientações e locais de provas divulgados pelo órgão responsável.

Essas novas medidas de segurança foram anunciadas pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em resposta a uma operação realizada pela Polícia Federal. A ação, que ocorreu na última quinta-feira (2), revelou indícios de fraudes pontuais na primeira edição do CNU, realizada em 2024, reforçando a necessidade de um processo mais seguro e transparente.

Para intensificar a segurança, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e as polícias militares estaduais estão colaborando em uma operação ampliada para escolta das provas. A Força Nacional, em conjunto com as PMs estaduais, estará encarregada da guarda das provas nos locais de armazenamento, conforme informações do ministério. Essa colaboração visa garantir que o concurso transcorra de forma ordenada e segura, minimizando a possibilidade de irregularidades.

O concurso contará com uma Operação Integrada de Segurança Pública, semelhantemente ao que é realizado durante o transporte de urnas eletrônicas. Essa estratégia envolve forças de segurança de todos os 26 estados e do Distrito Federal, além de órgãos como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Essa articulação é fundamental para a execução tranquila das provas, garantindo a confiança dos candidatos no sistema.

Neste próximo domingo, 760 mil candidatos se inscreveram para participar da segunda edição do CNU, que será realizada em 1.294 locais de prova, espalhados por 228 cidades. Este grande número de participantes confirma a relevância do concurso, que tem sido amplamente reconhecido como um dos principais caminhos para a entrada no serviço público no Brasil.

O CNU, muitas vezes referido como o “Enem dos Concursos”, disponibiliza nesta edição 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal. O certame é organizado pelo Ministério da Gestão em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getulio Vargas (FGV). Essa união de esforços entre instituições renomadas garante um processo de seleção justo, acessível e de qualidade.

Diante do contexto atual, os candidatos devem estar bem preparados, tanto em termos de conhecimento quanto em relação às questões de segurança e logística do concurso. As novas medidas não apenas reforçam a segurança, mas também democratizam a concorrência, propiciando um ambiente de provas onde a transparência e a equidade são priorizadas.

Portanto, a contagem regressiva para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começou. Candidatos, fiquem atentos e preparados! É hora de mostrar seu potencial e conquistar uma vaga no serviço público federal.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário