Presidente do Senado Denuncia Agressão dos EUA e Promete Resposta Firme
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil – AP), afirmou, nesta quarta-feira (16), que o Congresso Nacional está unido em defesa dos interesses brasileiros, diante do que considera uma “agressão” do governo dos Estados Unidos, que anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Alcolumbre declarou após reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e o vice-presidente Geraldo Alckmin, que a prioridade do Poder Legislativo é proteger a soberania nacional, os empregos e os empresários brasileiros. “Estamos firmes para enfrentar essa situação”, enfatizou Alcolumbre.
O presidente do Senado destacou a importância do Executivo na condução da diplomacia internacional. Ele elogiou a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de delegar a Alckmin a responsabilidade de coordenar um comitê destinado a discutir soluções para as novas tarifas. “É fundamental que o governo federal lidere essas negociações”, afirmou.
Reforçando sua posição, Alcolumbre ressaltou: “Neste momento de ataque ao Brasil, precisamos mostrar firmeza e resiliência, criando uma relação mais estreita e produtiva”. Ele pediu um diálogo sereno, mas determinado, para enfrentar as novas imposições norte-americanas.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, destacou que a ameaça dos EUA gerou um momento de unidade nacional. “É um esforço coletivo em prol do país e de proteção à nossa indústria e empregos”, disse Motta, lembrando que o Congresso havia aprovado recentemente a Lei da Reciprocidade Comercial, que permite adotar medidas contra nações que impõem barreiras aos produtos brasileiros.
Motta garantiu que o Parlamento está pronto para agir de forma ágil, se necessário. “A população entende que decisões externas não podem interferir na nossa soberania”, acrescentou, reforçando o comprometimento do Legislativo.
Além de Alcolumbre, Motta e Alckmin, o encontro na residência oficial do Senado contou com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, entre outros senadores e deputados. A união é crucial para enfrentar os desafios impostos por políticas comerciais externas.
Postar comentário