Ana Maria Gonçalves e a Consagração de “Um Defeito de Cor” na ABL

Pioneirismo na Academia: Ana Maria Gonçalves Faz História

Ana Maria Gonçalves é escolhida com ampla maioria

A escritora Ana Maria Gonçalves é a nova integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), após receber 30 dos 31 votos. Com essa eleição, ela se torna a primeira mulher negra a ocupar a cadeira n° 33, anteriormente ocupada pelo renomado filólogo Evanildo Bechara, que faleceu em maio deste ano.

Uma nova voz entre os imortais

Aos 55 anos, Gonçalves é a mais jovem entre os atuais imortais da ABL, trazendo uma perspectiva renovadora e necessária ao cenário literário da instituição.

Reconhecimento literário e relevância social

Seus trabalhos são amplamente reconhecidos, especialmente o livro “Um Defeito de Cor”, que já se consolidou como um clássico da literatura nacional. A obra narra a trajetória de Kehinde, uma mulher africana que vive intensas experiências no século 19 enquanto busca pelo filho.

Temas profundos e impacto cultural

Com um enredo que explora questões como escravidão, racismo, ancestralidade e resistência, a narrativa de Gonçalves aborda problemas sociais cruciais que ainda reverberam na sociedade contemporânea.

Uma influência que transcende a literatura

Além de seu impacto literário, a obra de Gonçalves inspirou o samba-enredo da escola de samba Portela para o carnaval de 2024 no Rio de Janeiro, evidenciando seu alcance e a relevância de suas histórias na cultura popular.

Imagem Redação

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário