Astronautas da Índia, Polônia e Hungria Retornam à Terra Acompanhados de Veterana da NASA

“Peggy Whitson Retorna Triunfante: Primeira Missão Tripulada de Quatro Nações Concluída com Sucesso”

A astronauta Peggy Whitson, ex-Nasa, fez um pouso seguro no Pacífico na manhã de terça-feira (15). Esta foi a sua quinta missão à Estação Espacial Internacional (ISS), e ela estava acompanhada de tripulantes da Índia, Polônia e Hungria, que estavam retornando da primeira missão espacial de seus países.

A cápsula SpaceX Crew Dragon, transportando a equipe de quatro membros, fez um pouso de paraquedas na costa sul da Califórnia às 6h30 (horário de Brasília), após uma reentrada intensa na atmosfera terrestre, encerrando uma descida de 22 horas desde a órbita.

Esse voo marca a quarta missão da ISS organizada pela Axiom Space, uma startup do Texas, em colaboração com a SpaceX, a conceituada empresa espacial do bilionário Elon Musk.

Momentos antes do pouso, dois conjuntos de paraquedas foram ativados, reduzindo a velocidade da cápsula para cerca de 24 km/h enquanto ela se aproximava da costa de San Diego, visível através de câmeras infravermelhas em meio à escuridão e névoa leve.

Durante a reentrada, a cápsula atravessou a baixa atmosfera como um meteoro mecânico, gerando temperaturas externas que alcançaram impressionantes 1.927 graus Celsius. Os trajes utilizados pelos astronautas foram projetados para protegê-los do calor intenso que envolveu a cabine.

A tripulação da Axiom-4 foi liderada por Whitson, de 65 anos, que fez história ao ser a primeira mulher a chefiar astronautas da Nasa e a comandar uma expedição da ISS. Em comunicação com o controle da missão, ela expressou a felicidade da equipe em retornar à Terra.

Após o pouso, um navio de recuperação foi rapidamente enviado para proteger a cápsula e içá-la do oceano, onde os membros da tripulação seriam retirados um a um e submetidos a exames médicos.

“Marcos Históricos: Uma Missão que Une Quatro Nações”

Now diretora de voos espaciais da Axiom, Whitson acumula um total de 695 dias no espaço, um recorde para os EUA, além de ser a primeira mulher a liderar uma expedição à ISS na história da agência.

A tripulação da Axiom-4 também incluiu Shubhanshu Shukla, da Índia; Slawosz Uznanski-Wisniewski, da Polônia; e Tibor Kapu, da Hungria. Eles retornaram com valiosas amostras científicas de mais de 60 experimentos, que agora serão analisadas na Terra.

Este lançamento representou um marco significativo para a Índia, Polônia e Hungria, sendo o primeiro voo espacial tripulado de cada nação em mais de 40 anos, além de ser um passo importante para os programas espaciais desses países.

A participação de Shukla, piloto da força aérea indiana, é considerada um precursor para a missão inaugural da espaçonave Gaganyaan, prevista para 2027. Uznanski-Wisniewski representa a Agência Espacial Europeia, enquanto Kapu integra o programa húngaro Hunor.

A cápsula, carinhosamente chamada de “Grace”, foi lançada do Centro Espacial Kennedy em 25 de junho e se tornou o quinto veículo na frota Crew Dragon da SpaceX. A equipe da Axiom-4 chegou à ISS no dia seguinte, onde se uniu a uma tripulação diversificada.

Com este retorno, a Axiom-4 também marca o 18º voo tripulado da SpaceX desde 2020, consolidando a nova era das viagens espaciais americanas.

A Axiom, co-fundada por ex-executivos da NASA, continua a expandir seu papel em iniciativas espaciais, colocando astronautas das empresas privadas e governos em órbita baixa da Terra, além de desenvolver uma estação espacial comercial para substituir a ISS, que será aposentada em torno de 2030.

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário