Falece Jean-Claude Bernardet, ícone do cinema brasileiro

Parte da História do Cinema Brasileiro: Jean-Claude Bernardet Morre aos 88 Anos

O cinema brasileiro perde um de seus maiores ícones: Jean-Claude Bernardet faleceu neste sábado (12), aos 88 anos. Crítico, diretor, roteirista e ator, Bernardet deixou um legado profundo no audiovisual do país.

Uma Última Batalha

Amigos próximos relataram que Jean-Claude sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e estava internado em um hospital em São Paulo. O velório ocorrerá neste domingo (13), das 13h às 17h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

A Trajetória de um Pensador

Natural da Bélgica, Jean-Claude chegou ao Brasil aos 13 anos, em 1949. Além de sua atuação no cinema, foi pensador e professor, contribuindo de maneira significativa na Universidade de Brasília, onde colaborou na criação do curso de cinema, e na Universidade de São Paulo.

Legado Intelectual e Criativo

Sua influência permeou os estudos cinematográficos, com publicações importantes, entre elas Brasil em Tempo de Cinema e Cineastas e Imagens do Povo. Jean-Claude atuou como roteirista e ator em mais de dez filmes, solidificando sua importância no cenário cultural.

Lamentações e Homenagens

O Ministério da Cultura lamentou a perda e expressou suas condolências a familiares, amigos e admiradores desse ícone do cinema nacional. A Cinemateca Brasileira também se manifestou, destacando Jean-Claude como uma figura central do pensamento e da produção cultural em nosso país. Sua excepcional capacidade de análise reforçou a conexão entre crítica e produção cinematográfica, deixando um legado que será lembrado por gerações.

Abilenio Sued

Profissional da imprensa brasileira, mergulho em palavras para levar você a cenários profundos, garantindo à informação precisa e relevante. Com uma carreira consolidada a mais de 30 anos, atuei de forma ininterruptível em 49 das 57 funções que compõem a minha profissão. Minha trajetória une o compromisso com a verdade da notícia, criação de artigos com objetivo de resolver problemas dos nossos usuários, sem deixar de lado, a criatividade no entretenimento, e, cultivando parcerias no campo profissional. Como repórter, desenvolvi expertise em apuração de matéria investigativa, aprimorei a habilidade de manter o público bem informado com à verdade, e, como narrador de assuntos, cultivo a técnica de informar de maneira impactante. Primeiro contrato de trabalho em CTPS foi na Rádio Região Industrial Ltda (Metropolitana AM 1050 kHz) a partir do dia 1º de novembro de 1995, com duração de 13 anos, atualmente, o grupo opera a Mix FM na frequência FM em Salvador, Bahia, Brasil. Passando por outras emissoras, Rádio Líder FM, primeiro repórter da Rádio Sucesso FM, Band News FM, primeiro repórter policial do Camaçari Notícias (cn1), Camaçari Fatos e Fotos, Jornal Impresso (É Notícia), repórter TV Litorânea (a cabo), TV Bandeirantes (Band Bahia), dentre outras emissoras em freelancer período carnaval. A vasta experiência inspirou a criação deste veículo de comunicação, onde a informação se expande com credibilidade, dinamismo, na velocidade da notícia, local, estadual, nacional e mundial. Fique bem informado — aqui... | Abilenio Sued | Repórter | Registro Profissional.: MTE 3.930/6.885 SRTE/BA-BR | Editor-Chefe | abilenio.com | 30 Anos News | Traduzido De Acordo Com O País De Acesso Mesmo Para Aqueles Idiomas Vulneráveis À Extinção | Publicado Para O Mundo...

Postar comentário